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                          Espaço de Desenvolvimento Infantil
Anísio Teixeira

Projeto Político Pedagógico

Introdução

Reflexões sobre a Realidade Global Existente

Ao refletir sobre a atual realidade mundial e mais especificamente sobre como se encontra o Brasil, percebe-se que inúmeros avanços tecnológicos foram conquistados o que nos levou ao patamar de uma sociedade inserida no Universo Globalizado. Meios de comunicação cada vez mais familiares e o que observávamos através de ficção científica, atualmente se coloca de maneira mais corriqueira e muito próxima. Reflexos de todo esse avanço também no campo das ciências biológicas apresentam tratamentos sofisticados e de resultados satisfatórios no sentido de melhorar a qualidade e a quantidade de anos de vida.
A Ideologia Capitalista influencia de forma preponderante os meios de produção e suas relações, além da economia e da política mundial, gerando no Brasil e nos países da América latina um quadro de desigualdade econômica muito grande.
O mundo todo está assombrado pela crise do trabalho. As pessoas estão sendo substituídas por máquinas e não estão preparadas para buscar outras alternativas profissionais e de sustento.
O Brasil se coloca no panorama mundial numa posição de destaque por deter grandes mananciais de riquezas naturais. Mas apesar de todo esse potencial tecnológico, do crescimento econômico e científico, não conseguimos alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento social e conseqüentemente temos um país onde a base da pirâmide social ainda é enorme, convivemos próximos ou inseridos na miséria e injustiça social.
Crescemos, produzimos mais riquezas, ampliamos poder de compra de bens de consumo, especialmente nos grandes centros urbanos, entretanto esse crescimento aponta sinais significativos de desequilíbrio social e ético.
Se por um lado crescemos economicamente, por outro diariamente destruímos florestas. Se produzimos mais riquezas, águas potáveis e oceanos são contaminados com freqüência, inviabilizando seu uso. Se compramos mais, também produzimos mais lixo e estabelecemos com bens e pessoas relações descartáveis. Ao mesmo tempo em que nos comunicamos rapidamente com uma centena de pessoas, também tememos mais o ser humano e nos isolamos. Descobrimos medicamentos e tratamentos que nos proporcionam viver mais e melhor, entretanto perdemos jovens diariamente vítimas de violência. Vivemos uma enorme crise sócio-ambiental. Consumimos uma cultura pasteurizada, onde os meios de comunicação ditam as paradas de sucesso, a moda, definem padrões de beleza e de estética, entre outras influências.
Necessário se faz rever as relações que estabelecemos com o meio ambiente e com todos os seres e resgatar o valor humano que habita nosso ser e que é a marca positiva da nossa identidade. Necessitamos gostar mais de nós e de nossos pares, da casa Terra em que vivemos e assim sendo, cuidar melhor da vida e do legado de nossos descendentes.


O EDI ideal
 
            O EDI que idealizamos é um espaço de crescimento para toda comunidade. Um local onde possamos discutir as relações humanas de forma a construir novos paradigmas.
Nosso EDI deve receber as crianças respeitando o principio de que todas têm direito a educação e um atendimento de qualidade com profissionais qualificados, mas acima de tudo um serviço humanizado, onde os valores e a afetividade, sejam marcas sempre presentes. Pensamos um ambiente enriquecido pelo respeito ao outro, que considere a importância de se educar demarcando limites, não para punir, vigiar, castigar e sim para impulsionar o crescimento de pessoas harmonizadas com seus semelhantes e com o ambiente em que vivemos.
Desejamos que solidariedade e  companheirismo sejam expressões positivas em nosso trabalho, nas relações com as crianças, com seus responsáveis, com os profissionais e com toda a comunidade. E o que o fazer pedagógico se mescle aos cuidados essencias para com nossos pequenos educandos.
Caberá ao EDI a função de orientar as famílias cujas crianças apresentem de alguma forma, dificuldades no cotidiano escolar. Para isso estabelecemos uma parceria com a unidade de Saúde próxima e estamos buscando outras parcerias com profissionais ou instituições que nos possam auxiliar.
Como é percebido pela Equipe de Profissionais do EDI e do grupo de Responsáveis Representantes, existe a necessidade de que as famílias participem mais das ações educacionais e se envolvam de forma mais responsável com os cuidados essenciais das crianças e para tal temos como prática a realização de reuniões periódicas. Entretanto, pensamos em intensificar esse contato envolvendo outros profissionais, visando estimular uma participação efetiva.
O espaço físico do EDI deve zelar por higiene e segurança das crianças, além de estimulá-las no pleno desenvolvimento de suas potencialidades físicas e no convívio social.
Para que esse Projeto seja uma realidade concreta precisamos que a nossa prática tenha como foco a transformação da Sociedade Individualista e Competitiva pela Sociedade onde valores éticos como Fraternidade, Amor, Solidariedade e cuidado sejam preponderantes e especialmente onde o respeito, as diferenças individuais e coletivas sejam não só preservado como também estimulados.



II- Marco Operativo

  • Participar ativamente do cotidiano do EDI;
  • Participar dos eventos propostos pela comunidade escolar;
  • Participar dos Centros de Estudos promovidos pela SME / CRE e os desenvolvidos na própria unidade;
  • Desenvolver atividades com a turma que estiver responsável para apresentações nas culminâncias que o EDI realizar;
  • Zelar por objetos pessoais e material individual das crianças;
  • Manter os espaços de uso comum em perfeito estado de conservação e organização;
  • Inserir a ludicidade em todas as propostas;
  • Manter atualizadas as informações nos cadernos de observação da turma;
  • Socializar as observações de turma sempre que se fizer necessário;
  • Registrar informações necessárias para compor os relatórios de cada criança;
  • Manter os responsáveis informados sobre situações relevantes no cotidiano individual da criança;


III- Necessidades

  • Manter a postura de atenção, cordialidade e esclarecimento junto ao público em geral.
  • Divulgar com antecedência os eventos planejados, incentivando a participação de toda comunidade escolar.
  • Apresentar material variado, sugestões, propor a troca de ideias e experiências entre as educadoras e toda equipe de funcionários, Direção e Coordenação Pedagógica,
  • Organizar horários para ensaios quando houver apresentações.
  • Promover encontros para análise e busca de solução para problemas detectados no EDI.
  • Oferecer capacitação para as necessidades percebidas.
  • Trabalhar em equipe, ajudando a buscar soluções para problemas detectados no EDI.
  • Participar ativamente dos Planejamentos e momentos de estudo propostos para as turmas.
  • Resgatar identidade positiva e a auto-estima de toda a comunidade escolar.
  • Valorizar atividades com vistas a aquisição do código lingüístico e seu aperfeiçoamento.
  • Promover debates sobre questões de relevância sócio-cultural.
  • Respeitar a rotina de trabalho do EDI.
  • Desenvolver atividades artísticas como meio de facilitar a livre expressão, a sensibilidade e a criatividade através das diferentes linguagens.
  • Organizar as informações sobre as crianças e seu desenvolvimento através das diferentes  linguagens.
  • Organizar as informações sobre as crianças e seu desenvolvimento através do Relatório de Avaliação.
  • Participar ativamente das consultorias de cada turma.
  • Manter em perfeito estado de conservação e organização o ambiente e materiais do EDI, de forma a propiciar a formação de hábitos nas crianças e facilitar a dinâmica do trabalho.
  • Trabalhar textos reflexivos e assistir a filmes que discutam a importância do trabalho pedagógico, e as fases do desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade.
  • Explorar e organizar material documental sobre a Unidade e sua comunidade.
  • Manter uma postura ética nas relações interpessoais.
  • Acompanhar o trabalho pedagógico desenvolvido pelas educadoras.
  • Viabilizar momento propício para desencadear debates de interesse sócio-cultural.
  • Conscientizar toda a comunidade escolar da importância de se respeitar a rotina de trabalho do EDI.
  • Trabalhar textos reflexivos e outros meios de informação que discutam a importância de jogos e brincadeiras no cotidiano do EDI, assim como a da aprendizagem significativa.
  • Disponibilizar material variado, bem como todos os recursos pedagógicos possíveis para serem utilizados pelas educadoras.
  • Trabalhar textos reflexivos e outros meios de informação que discutam a importância de jogos e brincadeiras no cotidiano do EDI, assim como a da aprendizagem significativa.
  • Disponibilizar material variado, bem como todos os recursos pedagógicos possíveis para serem utilizados pelas educadoras.
  • Conscientizar toda a comunidade escolar da importância de se preservar recursos materiais e espaços físicos da Unidade.
  • Conscientizar toda a comunidade escolar da importância de se formar  hábitos e atitudes positivos nas crianças.



IV- Objetivos

  • Desenvolver atividades em que os papéis de cada participante sejam relevante para o sucesso do grupo, ler textos reflexivos sobre a importância da participação na vida em sociedade, assistir filmes que discutam o valor da cidadania, participar de oficinas em que cada pessoa se veja como membro imprescindível ao grupo, participar da elaboração de painéis cooperativos para construir o conceito de solidariedade e sua importância no cotidiano do EDI.

  • Envolver todos os profissionais na elaboração dos subprojetos e avaliações da Unidade, promover eventos no EDI envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, convocar reuniões para que sejam discutidos assuntos do interesse da comunidade escolar para aproximar as pessoas de todos os segmentos contribuindo com seu engajamento no cotidiano do EDI.


  • Compor grupos de estudos sobre temas relevantes à prática pedagógica, assistir filmes e ou programas de TV que discutam questões teóricas sobre desenvolvimento e aprendizagem, ler textos e livros sobre o desenvolvimento das crianças na educação infantil, observar atividades planejadas sob a ótica do desenvolvimento na educação infantil, propor oficinas oportunizando as educadoras estabelecer paralelos entre as atividades práticas e os princípios teóricos estudados para que o grupo de educadoras perceba e aprenda a relevância dos temas estudados para o crescimento global de nossos alunos e incorpore esses princípios educativos em sua prática profissional.

  • Expor material produzido no EDI pelas crianças e educadoras, estimular a troca de experiências e impressões, divulgar informações sobre o Patrono do EDI e também sobre a história de organização e construção da Unidade.


  • Conscientizar a comunidade escolar para a necessidade de zelar pelo patrimônio físico da Unidade, conscientizar a comunidade escolar para a necessidade de respeitar as regras estabelecidas para o bom funcionamento da Unidade e para plena construção do senso de responsabilidade com as questões do EDI no processo de formação pessoal das crianças.

  • Utilizar diferentes linguagens artísticas para desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a auto-expressão no processo de aquisição cognitiva.





V- Metodologia

Buscando alcançar o desenvolvimento da criança como um todo, nossas ações serão coletivas e participativas.
Durante o ano de 2013 o grupo de profissionais do EDI optou por desenvolver o subprojeto ” Ciranda da Vida - Ouço, leio e escrevo a minha história” no sentido de promover ações efetivas que levem  a melhoria da qualidade de vida das crianças e da comunidade.
 

VI- Público Alvo

Este Projeto Político Pedagógico tem como público alvo alunos da Educação Infantil na modalidade EDI ( Berçário II à Pré-escola).
O EDI funciona em horário integral com 05 turmas (uma de berçário, duas de maternal I e duas de maternal II) e em horário parcial duas turmas da pré-escola.



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